O ponto de situação possível em relação aos festivais e aos eventos de grande dimensão

Era, convenhamos, o segredo mais mal guardado e que todos gostavam que não fosse revelado: em 2020 não se reúnem condições para realizar eventos musicais de grandes dimensões. Ou, pelo menos, alguns; ou quase todos; ou alguns serão excepções. Contornando as polémicas e mesmo a dúvida que surge a cada nova comunicação, a realidade é que quase todos os festivais de metal ou concertos de grande dimensão agendados para este Verão, estão adiados, ou missing in action. A LOUD! tenta fazer aqui um ponto de situação em relação ao que se passa. Porque é de rock e metal que se trata aqui, alguns eventos passarão à parte. Também a polémica das devoluções de dinheiro e da opção pelos vouchers vão passar ao lado desta notícia. Neste caso em particular, o melhor será mesmo averiguar junto de cada promotor, pois, pelo observado até aqui, tem havido várias saídas até ao momento.

Desde já pedindo desculpa a eventos que poderão passar ao lado, ou serem esquecidos, a lista vai tentar concentrar-se em eventos de média e grande dimensão, começando com o regresso a Portugal dos GUNS N’ ROSES, marcado para 20 deste mês e adiado entretanto. De momento não há novidades sobre o reagendamento, porque toda uma digressão tem de ser reformulada. A Everything Is New prometeu para breve mais informação. Do lado da mesma promotora, espera-se também informação relativa ao concerto dos AEROSMITH, a 6 de Julho, KISS, a 7 do mesmo mês, e SLIPKNOT a 17 de Agosto.

Os punk rockers norte-americanos BAD RELIGION, que vinham celebrar 40 anos de existência, alteraram o nome da digressão para “40 + 1” e actuam na Sala Tejo da Altice Arena no dia 16 de Maio 2021, mantendo as bandas convidadas SUICIDAL TENDENCIES, DEVIL IN ME e BLOWFUS. Quanto aos MERCYFUL FATE, outro evento de grande porte com chancela da HELL XIS, ainda se espera confirmação de futura data, sendo claro, pela entrevista na última edição da LOUD!, que o grupo irá fazer uma digressão longa e estar activo nos próximos anos. A PRIME ARTISTS, por seu lado, confirmou que o regresso a Portugal dos IRON MAIDEN, anunciado para o próximo dia 23 de Julho de 2020, no Estádio Nacional, foi remarcado para 21 de Junho do próximo anomantendo os AIRBOURNE e os WITHIN TEMPTATION como bandas suporte.

Entrando no território festivais, o primeiro a assinalar no calendário, em terreno nacional, seria o NORTH MUSIC FESTIVAL, que já anunciou manter o cartaz para o próximo ano, em particular os DEFTONES como cabeças-de-cartaz. No caso do COMENDATIO MUSIC FEST, em Tomar, a organização optou por alterar datas e cartaz, mantendo o mesmo ainda para este ano, realizando-se a 17 e 18 de Outubro. Num longo comunicado que pode ser consultado no Facebook do festival, a organização informa que uma parte do cartaz fica adiada para 2021 e a oferta deste ano ainda está sujeita a novidades. Os MONUMENTS, que tocariam este ano, serão cabeça-de-cartaz no próximo ano, e aos HAKEN juntaram-se os PLINI como cabeças-de-cartaz. Há possibilidade de trocar bilhete ou manter para a edição do próximo ano. Por questões logísticas, a edição deste ano fica sujeita a bilhete único e não a entrada diária.

Na agenda, para 2 de Julho, no Hard Club, estava marcada a estreia do ENDLESS DUST, novo festival que já tinha nomes anunciados, e que parou de dar informações por altura do início da crise, sendo que nem sequer chegou a disponibilizar bilhetes. A 16, 17 e 18 de Julho teria lugar, na Figueira da Foz, o WOODROCK FESTIVAL, cuja organização, a 8 de Maio prometeu para breve um comunicado, não deixando de informar estar “a trabalhar com o foco em duas prioridades: manter o mesmo line-up revelado até agora, bem como as parcerias/ fornecedores de serviços e proceder à devolução integral do dinheiro dos bilhetes pré-comprados, a quem assim o deseje”.

A este festival, seguia-se o LAURUS NOBILIS MUSIC, em Famalicão, que este ano tentava resolver o final atribulado da edição do ano passado. Segundo declarações da organização, aquela que seria a 6ª edição do evento foi reprogramada para os dias 22, 23 e 24 de Julho de 2021. Sobre o cartaz, a Associação Ecos Culturais do Louro, entidade organizadora do evento, diz estar a “fazer todos os possíveis para o manter na íntegra”. Por seu lado, o VAGOS METAL FEST apenas refere o adiamento para 2021, nada mais referindo por enquanto. Finalmente, o eterno VILAR DE MOUROS, que ainda começava a revelar o cartaz, também já confirmou o adiamento do evento.

A LOUD! precisa da tua ajuda para poder continuar a oferecer jornalismo de qualidade, aberto e independente. Por maior ou menor que seja, qualquer contribuição por parte dos nossos leitores é incrivelmente valiosa. Para mais detalhes ou para fazeres uma doação, encontras toda a informação AQUIObrigado!