Os TOOL vão anunciar uma nova digressão “muito em breve”

Até ao momento, os norte-americanos TOOL têm apenas três datas marcadas em festivais este ano – incluindo o mega evento Power Trip –, mas parece que estão a planear fazer muito mais além do já apontado no seu calendário. As boas novas chegaram-nos através das redes sociais do grupo, com os músicos a adiantarem apenas que vão anunciar uma tour após o lançamento do seu “novo e aprimorado” fã-clube, o Tool Army. “Juntem-se a nós no novo e aprimorado Tool Army, agora desenvolvido pela TopFan, para produtos e vantagens especiais, incluindo pré-venda exclusiva para os concertos e acesso antecipado a pacotes VIP. Mais detalhes relativos às nossas próximas datas em digressão vão ser revelados em breve.” Por esta altura, no ano passado, a banda esteve no Reino Unido para uma incrível temporada de promoção a «Fear Inoculum», por isso não é descabido pensar que, eventualmente, regressem ao Velho Continente para mais alguns espectáculos em nome próprio.

A notícia de que os TOOL se estariam a preparar para fazer uma “grande digressão no Outono” já tinha sido avançada pelo baterista Danny Carey em Fevereiro deste ano. Durante o discurso de aceitação de um prémio da Drumeo, que o destacou como “melhor baterista progressivo do ano”, o músico proclamou simplesmente: Espero ver-vos na estrada em 2023. Temos uma grande tour a acontecer no Outono, e vamos também fazer alguns festivais no Verão. Recorde-se que os TOOL continuam em digressão para divulgar o álbum «Fear Inoculum», de 2019, que marcou a primeira edição do colectivo em treze anos. O seu último espectáculo nos Estados Unidos aconteceu no festival Bonnaroo, em Junho de 2022, sendo que o vocalista Maynard James Keenan ainda fez uma tour com a sua outra banda, os PUSCIFER, no Outono passado. Em baixo, podes ver o vídeo de Carey.

Em Março do ano passado, Danny Carey, que parece ser um dos elementos mais optimistas da banda californiana, revelou que os músicos têm algumas ideias que sobraram das sessões de gravação de «Fear Inoculum» e que, em breve, vão começar a trabalhar num novo lançamento. Além disso, o baterista disse também que o processo de composição do último álbum correu “muito bem” e que, por isso, provavelmente o novo material não vai demorar uma eternidade a ser completado. “Foi frustrante não ter material novo para tocar, mas a verdade é que esse tempo passou realmente depressa“, disse ele, referindo-se aos treze anos que passaram entre a edição de «Lateralus» e a de «Fear Inoculum». “Acho que essa é apenas a natureza da vida. É como quando temos filhos; de repente eles são crescidos e ficamos a pensar como é que as coisas aconteceram tão depressa. De facto, demorámos muito tempo a lançar o último álbum, mas pelo meio ainda fizemos muitas tours. Tentámos crescer de formas diferentes e, claro, tirámos um tempo uns dos outros para manter as coisas frescas. Também queríamos trazer influências externas, para termos algo novo a dizer uns aos outros musicalmente. Nesse sentido, as coisas encaixaram muito bem. Tenho a certeza que não vamos demorar tanto tempo a lançar o próximo álbum. Na verdade, até nos sobraram algumas coisas das últimas sessões de gravação que vamos começar a desenvolver em breve. Temos umas três ou quatro novas canções em que vamos começar a trabalhar“. Carey também mencionou que a banda está actualmente a trabalhar num novo registo ao vivo, que será composto principalmente por espectáculos da digressão de promoção a «Lateralus», que decorreu em 2002.