PANTERA: Dizem que os próximos concertos vão ser “Para os irmãos.”

Os PANTERA anunciaram os seus primeiros quatro concertos de regresso para Dezembro deste ano, todos em festivais na América do Sul. Embora ainda não tenha havido qualquer declaração escrita por dos seus elementos, o Instagram oficial da banda foi actualizado com um vídeo, disponível em baixo, que diz que os espectáculos são “Para os irmãos. Para os fãs. Para o legado“. Os “irmãos” são, obviamente, os falecidos irmãos Abbott, o guitarrista Dimebag Darrell e o baterista Vinnie Paul, que fundaram o grupo texano. Como avançado ontem, os PANTERA, cuja formação actual é composta pelo vocalista Phil Anselmo e pelo baixista Rex Brown ao lado do guitarrista Zakk Wylde e do baterista Charlie Benante, dos BLACK LABEL SOCIETY e ANTHRAX, respectivamente, anunciaram os seus primeiros concertos de reunião, que terão lugar no Knotfest ColômbiaKnotfest Chile e Knotfest Brasil, em Dezembro deste ano. Além disso, já foram também anunciados como cabeças-de-cartaz da primeira noite do Hell & Heaven Metal Fest, a 2 de Dezembro, no Foro Pegaso em Otzacatipan, no México.

Segundo relatos da Billboard, o envolvimento de Wylde e Benante no projecto foi aprovado pelos responsáveis pelo espólio dos falecidos co-fundadores do grupo, Vinnie Paul Abbott e Dimebag Darrell, mas isso não impediu que, sobretudo nas redes sociais, muitos fãs tivessem manifestado o seu desagrado em relação a este retorno inesperado. Recentemente, Charlie e outros membros dos ANTHRAX discutiram o assunto durante um meet & greet com fãs antes de um concerto que deram no passado dia 12 de Agosto em Orlando, na Flórida. “O regresso dos Pantera não vai alterar nada do que estamos a fazer“, afirmou o guitarrista Scott Ian. Benante, por seu lado, garantiu que a banda vai fazer apenas alguns concertos seleccionados e esclareceu que não acredita que cheguem a fazer uma digressão completa. Mais à frente na conversa, um fã acabou mesmo por confrontar o baterista acerca do facto de que o retorno da banda texana tem sido alvo de duras críticas e Benante não se fez rogado, disparando uma mensagem bem clara para os ‘haters’: “É simples, não venham aos concertos“.

Zakk Wylde e Charlie Benante falaram pela primeira vez publicamente sobre a muito discutida a reunião dos PANTERA, que vai ter lugar no próximo ano, no ínicio deste mês. Em conversa com Eddie Trunk, da SiriusXM, o guitarrista e o baterista discutiram as suas expectativas para os espectáculos e o legado dos falecidos irmãos Dimebag Darrell e Vinnie Paul, revelando que as discussões iniciais relativamente a um possível regresso tiveram lugar antes ainda da morte de Vinnie, em 2018. “Vai ser espectacular“, começou por dizer Wylde. “Quando o Vinnie ainda estava connosco, estava sempre a pedir-me para honrar o Dime, dizia-me que, se eu aceitasse, se juntariam todos para fazer algo deste género. E eu disse sempre que sim, que quando o quisessem fazer, estaria sentado no banco de suplentes e disponível para entrar em campo. Bastava que me ligassem quando precisassem de mim e eu trataria de aprender tudo e íamos fazer isto“. Eventualmente, foi Phil Anselmo, o cantor dos PANTERA, que telefonou a Wylde, e a reunião começou a tomar forma com o baixista Rex Brown também a bordo. “Ao longo dos anos sempre houve rumores sobre o assunto, mas não foi até agora, obviamente, que as coisas começaram a rolar. Eu estava a falar ao telefone com Phil — ou talvez estivéssemos todos numa chamada em grupo, já não sei — mas ele perguntou-me se honraria o Dime e aceitava fazer isto. E eu disse: ‘Sim, Phil. Claro que sim. Eu sempre disse que sim. Se vocês quiserem fazê-lo, então vamos fazê-lo’”.