PANTERA: Entrevista inédita com ‘DIMEBAG’ DARRELL [streaming]

O “The Tapes Archive” publicou uma entrevista inédita com o falecido guitarrista dos PANTERA, “Dimebag” Darrell Abbott. Na altura em que esta conversa aconteceu, corria o ano de 1992, o famoso guitarrista tinha 25 anos e estava em digressão de divulgação do álbum «Vulgar Display Of Power», que tinha sido lançado a 25 de Fevereiro desse mesmo ano. Na entrevista, que tem cerca de meia-hora e pode ser ouvida no player em cima, Dimebag fala sobre o truque de guitarra que quer que todos aprendam; como Randy Rhoads, Eddie Van Halen e Ace Frehley foram as suas influências; quão bom era seu pai; e como os PANTERA escreviam as suas canções.

A entrevista, mantida inédita até agora, foi conduzida por Pete Prown, um jornalista musical veterano que falou com alguns dos melhores guitarristas do mundo durante mais de 35 anos. Actualmente Prown é o editor de música da revista Vintage Guitar e editor da página Legends Of Rock Guitar no Facebook. O seu trabalho já foi publicado na Guitar Shop, Guitar For The Practicing Musician e na revista Guitar Player, entre outros títulos.

Abbott, um dos músicos mais amados e respeitados do rock pesado, foi baleado em palco durante um concerto dos DAMAGEPLAN a 8 de Dezembro de 2004 no clube Alrosa Villa, em Columbus, no Ohio, por um ex-fuzileiro naval de 25 anos chamado Nathan Gale. Gale assassinou um total de quatro pessoas e feriu outras três antes de ser morto pelo agente James D. Niggemeyer, que chegou ao local minutos depois de Gale ter começado a disparar em pleno concerto. Segundo relatos, Gale parecia ter deliberadamente como alvo Abbott, levando à especulação de que o jovem, que tinha um histórico de doença mental, guardava rancor de Abbott e do seu irmão, o baterista Vinnie Paul, pela separação dos PANTERA em 2002.

Abbott e Paul criaram os PANTERA em meados dos anos 80 no Texas. A banda gravou e editou quatro álbuns de forma independente antes de fazer a sua estreia numa grande editora em 1990. «Cowboys From Hell» introduziu um som mais pesado e transformou-os num dos nomes mais aplaudidos e badalados entre os fãs de metal. «Far Beyond Driven», de 1994, estreou no primeiro lugar da Billboard 200 sem o benefício de um single comercial de sucesso. O grupo separou-se em 2002, após a saída do vocalista Philip Anselmo. Os dois irmãos reagruparam-se com os DAMAGEPLAN e lançaram o álbum de estreia, «New Found Power», em 2004. O grupo estava em digressão para promover o disco na altura em que o tiroteio aconteceu.