PANTERA: Os primeiros concertos na Europa em 22 anos acontecem no próximo ano

Os PANTERA acabam de anunciar os seus primeiros espectáculos no Velho Continente em mais de duas décadas. De regresso às lides, a banda, se é que podemos chamar-lhe assim?, voltou recentemente à actividade com o anúncio de que os membros sobreviventes da formação clássica do quarteto, o vocalista Philip Anselmo e o baixista Rex Brown iam juntar-se ao guitarrista Zakk Wylde (OZZY OSBOURNE, BLACK LABEL SOCIETY) e ao baterista Charlie Benante (dos ANTHRAX) para fazerem alguns concertos em 2023. Depois de anunciada a participação em alguns festivais na América do Sul antes de 2022 chegar ao fim, sabe-se agora que os PANTERA vão actuar também no Rock Am Ring e no Rock Im Park na Alemanha, dois festivais simultâneos de rock, que terão lugar de 2 a 4 de Junho em Nürburgring e Nürnberg, respectivamente. Até ao momento em que escrevemos esta notícia, ainda não foram anunciadas as datas específicas para estas actuações, que são normalmente consideradas como um evento com um alinhamento quase idêntico.

Embora ainda não tenha havido qualquer declaração escrita por dos seus elementos, recentemente a conta oficial dos PANTERA no Instagram foi actualizada com um vídeo que esclarece que os espectáculos são “Para os irmãos. Para os fãs. Para o legado“. Os “irmãos” a que e referem são, obviamente, os falecidos Abbott, o guitarrista Dimebag Darrell e o baterista Vinnie Paul, que fundaram o grupo texano. Como avançado, os PANTERA anunciaram que os primeiros concertos de reunião terão lugar no Knotfest ColômbiaKnotfest Chile e Knotfest Brasil, em Dezembro deste ano. Além disso, já foram também anunciados como cabeças-de-cartaz da primeira noite do Hell & Heaven Metal Fest, que decorre a 2 de Dezembro, no Foro Pegaso em Otzacatipan, no México. Segundo a Billboard, o envolvimento de Wylde e Benante no projecto foi aprovado pelos responsáveis pelo espólio dos falecidos co-fundadores do grupo, mas isso não impediu que, sobretudo nas redes sociais, muitos fãs tivessem manifestado o seu desagrado em relação a este retorno inesperado.

Recentemente, Charlie e outros membros dos ANTHRAX discutiram o assunto durante um meet & greet com fãs antes de um concerto que deram no passado dia 12 de Agosto em Orlando, na Flórida. “O regresso dos Pantera não vai alterar nada do que estamos a fazer“, afirmou o guitarrista Scott Ian. Benante, por seu lado, garantiu que a banda vai fazer apenas alguns concertos seleccionados e esclareceu que não acredita que cheguem a fazer uma digressão completa. Mais à frente na conversa, um fã acabou mesmo por confrontar o baterista acerca do facto de que o retorno da banda texana tem sido alvo de duras críticas e Benante não se fez rogado, disparando uma mensagem bem clara para os ‘haters’: “É simples, não venham aos concertos“.