PETE SHELLEY:
17.04.1955 – 6-12.2018 [RIP]

Foto: Andre Csillag/REX/Shutterstock

PETE SHELLEY, vocalista e guitarrista da pioneira banda britânica THE BUZZCOCKS, morreu ontem, quinta-feira, dia 6 de Dezembro, aos 63 anos. A causa da morte foi um ataque cardíaco, confirmou o irmão de Shelley, Gary John Mcneish, via Facebook.

Os THE BUZZCOCKS estiveram ao lado dos THE CLASH e dos SEX PISTOLS como pioneiros do punk britânico. Shelley e Howard Devoto formaram a banda em 1975, e depois da saída de Devoto, Shelley assumiu o papel de vocalista e principal compositor, com o seu tom melódico a combinar perfeitamente com o violento ataque de guitarras que caracterizava a banda.

O grupo lançou o seu primeiro EP, «Spiral Scratch», em 1977, enquanto o seu álbum de estreia, «Another Music In a Different Kitchen», chegou aos escaparates no ano seguinte e entrou de rompante no Top 20 da tabela de vendas no Reino Unido. O grupo teve algum sucesso durante o final dos anos 70, com seu single mais proeminente, «Ever Fallen In Love… (With Someone You Shouldn’t’ve)», a alcançar o #12 nos tops. Uma compilação reverenciada, com o título «Singles Going Steady», foi lançada em 1979.

Depois de lançar o seu primeiro registo a solo em 1980, Shelley deixou oficialmente os THE BUZZCOCKS em 1981. O seu segundo trabalho em nome próprio, «Homosapien», apresentou uma ruptura com o passado, mostrando o músico a trabalhar extensivamente com sintetizadores e baterias electrónicas. As letras de Shelley, no entanto, permaneceram impetuosas, engraçadas e francas — e as alusões à sua bissexualidade no tema-título viram-no banido pela BBC.

Shelley reuniu-se por fim com os THE BUZZCOCKS em 1989 e o grupo lançou seu quarto álbum de estúdio, «Trade Test Transmissions», em 1993. Nas décadas seguintes, a banda digressões regulares e lançou mais cinco álbuns, com o mais recente, «The Way», a ser editado em 2014.