PHIL ANSELMO: “Sei que o Dimebag e o Vinnie Paul iriam querer que o legado e o nome dos PANTERA continuasse”

No passado mês de Fevereiro, pelo menos dois meses antes de ter falado com Charlie Benante para tomar parte numa digressão de reunião dos PANTERA, o vocalista Phil Anselmo deu uma entrevista ao The Pit em que partilhou algumas opiniões sobre aquilo que acha que os falecidos irmãos, e fundadores da banda, “Dimebag” Darrell Abbott e Vinnie Paul Abbott pretenderiam do legado da banda, que são interessantes de recuperar, à luz do que sabemos agora irá acontecer. Diz Anselmo que “o Dimebag e o Vince sempre quiseram que esta fosse uma banda de legado, que fosse massiva, a nossa própria via para o sucesso, simplesmente. Acho que o Dime e o Vince — eu sei que o Dime e o Vince — iriam querer que o legado e o nome dos Pantera continuasse, sempre na cara de toda a gente. Sei disso com certeza. Abso-fucking-utely, dude. Seria o maior sonho deles.” Podes ver a entrevista na íntegra, em inglês obviamente, no vídeo em cima. Conforme amplamente noticiado, foi anunciado no mês passado que o baterista dos Anthrax e o guitarrista Zakk Wylde, juntamente com os membros sobreviventes dos pantera, Anselmo e Rex Brown, irão voltar à estrada como Pantera, sendo cabeças-de-cartaz de vários grandes festivais nos Estados Unidos e na Europa, para além de alguns concertos em nome individual. De acordo com a Billboard, o envolvimento de Wylde e Benante no projecto foi aprovado pelas famílias dos malogrados membros.

É no entanto curioso recordar que Vinnie Paul sempre negou quaisquer conversações para uma reunião da banda. Em 2014, disse à EMP Rock Invasion que “as pessoas são egoístas. Querem o que querem, não lhes interessa o que tu queres. É triste que as pessoas digam ‘uau, meu, podem meter o Zakk Wylde aos saltos no palco e é Pantera outra vez.’ Não, não é. Não é assim tão simples. Se o Eddie Van Halen levasse quatro tiros na cabeça para a semana, será que toda a gente ia começar a dizer ‘meu, Zakk, vai lá tocar com os Van Halen. Chama-lhes Van Halen.’ Percebem o que estou a dizer? É muito egoísta da parte das pessoas pensar isso, e é estúpido. Não está certo. Chama-se reunião por uma razão. Chama-se trazer os membros originais para ser aquilo que era antes. Há muitas destas coisas a que chamam reuniões que não são reuniões nenhumas na verdade. Têm um tipo da banda lá para o meio. Isso não é uma reunião verdadeira. Com os Pantera, nunca vai ser possível.

Uns meses mais tarde, o baterista voltou a tocar nesse tema e a ecoar os mesmos sentimentos noutra entrevista, desta vez à PlanetMosh. “Sem o Dimebag Darrell, não há reunião. E é só isso que há a dizer sobre o assunto. Fomos uma banda muito influente, tocámos milhões de pessoas, mas acabou. As pessoas têm que se convencer disso. Se todos estivéssemos ainda por cá, então a possibilidade existiria verdadeiramente, mas como não é assim… É muito egoísta por parte dos fãs quererem algo que não podem ter. E nunca o vão compreender, e eu percebo. Há coisas que eu queria do mundo também. As pessoas no inferno querem água gelada, mas não a vão ter. Portanto… Os que querem viver no passado vão continuar a viver no passado.

Até à sua morte em Junho de 2018, Vinnie Paul não voltou a falar com Phil Anselmo, que culpava de forma indirecta pela morte do seu irmão.