PORTO DEATHFEST:
Brutalidade a rodos!

É já nos dias 30 de Setembro e 4 de Outubro que o Metalpoint, na Invicta, vai ser invadido pelo PORTO DEATHFEST aquele que é o mais importante festival de death metal da cidade e que vai já na quarta edição. Como habitual, o cartaz reúne uma diversidade de nomes do género, nacionais e estrangeiros, permitindo observar diversas vertentes de um estilo que está novamente em voga.

Horários, bilhetes e demais informação aqui.

A primeira sessão tem lugar no próximo Domingo, dia 30 de Setembro, às 16:00, reunindo quatro nomes de outros tantos países. A abertura é feita com os nacionais BEYOND CARNAGE, vindos de Sintra, que trazem na bagagem o EP «Profane Sounds Of The Flesh», editado este ano pela Firecum Records. Da Holanda chegam os NEOCAESAR, quarteto que se estreou em 2017 com o álbum «11:11», pela espanhola Xtreem Music. O grupo reúne alguns antigos elementos dos Sinister, incluindo Mike van Mastrigt, vocalista do grupo entre 1988 e 1996.

Os BURIAL INVOCATION vêm da Turquia e estão a promover «Abiogenesis», editado já este ano. Quanto aos FLESHCRAWL, que fecham o cartaz desta matiné, não há muito para dizer, visto tratarem-se já de um nome bem sólido no cenário death europeu. Já com oito álbuns na bagagem, voltaram a gravar EPs a partir de 2016, depois de terem editado «Structures Of Death» em 2007. Esperam-se novos temas e uma visita aos clássicos!

Este ano, pela primeira vez o festival passa a ter dois dias, com a segunda data marcada para as 21:00 do dia 4 de Outubro. Com um carácter mais nacional, a noite começa por apostar em novos nomes, desde logo os AISCHROLATRY, duo de Gaia, bateria e baixo, a apostar no grindcore e a lançar a maqueta «9traxx». Novos, mas conhecidos e com estatuto de super-banda, os GRINDEAD apresentam-se aqui pela primeira vez e reúnem nomes associados a projectos de thrash e death portuenses.

Os americanos NECROT são os únicos estrangeiros do cartaz deste segundo dia de PORTO DEATHFEST. O trio de Oakland vem apresentar o seu álbum de estreia, «Blood Offerings», já de 2017. Finalmente os BIOLENCE celebram os seus vinte anos de existência, aproveitando para apresentar a nova formação e o álbum «Violent Exhumation», que sucede a «Violent Non Conformity» de 2017. Eles próprios anunciam a festa que se adivinha como “um concerto especial no qual vão participar alguns ex-elementos da banda, pelo menos os mais marcantes a nível de contributo, e onde serão oficialmente lançados o novo álbum e nova t-shirt.”