[R.I.P.] Faleceu Miles Seaton, dos AKRON / FAMILY

Miles Seaton, dos AKRON/FAMILY, músico com ligações fortes a Michael Gira e aos SWANS, faleceu. A editora da banda, a Dead Oceans, confirmou a triste notícia ontem à noite, avançando que o co-fundador do grupo tinha falecido. Embora a causa de morte seja desconhecida, é sabido que Seaton tinha apenas 41 anos. No Instagram, o produtor e músico Brad Cook escreveu o seguinte: “Que merda, Miles. Tu eras um cometa. Caíste na minha vida e mudaste tudo. Para mim, tudo mudou quando ouvi pela primeira vez a tua música. Não te conhecia naquela altura, mas foi um momento que me mudou. Depois tornamo-nos amigos e nossa amizade mudou-me. […] Ainda continuo a carregar e a transmitir muitas das tuas palavras. É difícil processar, mas estou muito grato por te ter tido como amigo e professor.”

Miles Seaton nasceu na Califórnia e mudou-se com a família para Seattle quando ainda era jovem. No início dos anos 2000, foi fazer vida em Nova Iorque e conheceu Seth Olinsky, Ryan Vanderhoof e Dana Janssen — todos se tinham mudado para a cidade meses antes e acabaram a viver juntos no mesmo apartamento. Criados pelo trio em Brooklyn, Nova Iorque, corria o ano de 2002, os AKRON / FAMILY lançaram uma série de álbuns ao longo dos anos, começando com a estreia autointitulada de 2005 e terminando com «Sub Verses», de 2013.

«Akron/Family» (2005), «Angels Of Light» (2005), «Meek Warrior» (2006) e «Love Is Simple» (2007) foram lançados pela independente Young God Records, propriedade de Michael Gira, sendo que os músicos foram também a backing band do estratega dos SWANS em dois discos dos ANGELS OF LIGHT, «The Angels Of Light Sing Other People» e «We Are Him». Após a digressão de promoção ao último disco dos AKRON /FAMILY, há sete anos, a banda decidiu encerrar funções, com os membros principais — Janssen, Olinsky e Seaton — a encetarem em projectos a solo. Desde então, Seaton assinouregistos como «Notes From The Interior» de 2013 e «Functional Music Vols 1 & 2» de 2015. O seu último álbum, «Phases In Exile», foi editado 2017 e contou com colaborações de Brad Cook, Phil Cook e M. Geddes Gengras.