[R.I.P.] GAUZE | 1981 — 2022

Os GAUZE, influente banda punk hardcore japonesa, anunciaram a sua separação após 41 anos de carreira. A notícia foi divulgada pelos músicos através do Twitter oficial da banda. “Relatório de dissolução dos GAUZE. Desde que me tornei um membro oficial, decidi que, se uma pessoa deixa-se o grupo, íamos dissolver-nos“, lê-se na versão traduzida da declaração, naquilo que é uma alusão a uma das raras entrevistas que os músicos deram ao longo da sua carreira. Em 1997, o baixista Shin disse à Maximum Rocknroll: “Para ser honesto, se um dos membros desistir, não seremos os Gauze. Nós nunca mudámos os membros. E não é porque tocam bem, mas sim pela forma como pensam ou sentem estas coisas“. Os GAUZE formaram-se em Tóquio, no Japão, corria o longínquo ano de 1981. O cantor Fugu, o baixista Shin e o guitarrista Momorin permaneceram no projecto durante os seus 41 anos de carreira, com o baterista Hiko a juntar-se aos membros originais em 1989. Estabeleceram-se como uma banda punk hardcore que seguia à risca todas as convenções do D-beat e do thrash, enquanto tentavam captar a sensação do grindcore sem maximizar o seu ritmo. “Há um limite para a rapidez com que se pode tocar. Queríamos desafiar esses limites”, disse Shin à MRR. “Para nós, a sensação de velocidade é a parte mais importante“.

As primeiras gravações dos GAUZE apareceram na compilação «City Rocker», de 1982, ao lado de bandas new wave e góticas. Só em 1984 é que lançaram o seu álbum de estreia, «Fuck Heads», e tornaram-se mais conhecidos em 1986, com o seu agora clássico segundo LP, intitulado «Equalizing Distort». Mais tarde, a banda lançaria «限界は何処だ (Genkai wa dokoda)» em 1991, « 面を洗って出直して来い (Kao O Aratte Denaoshite Koi)» em 1997, e «Binbou Yusuri No Rizumu Ni Notte» em 2007, bem como um EP homónimo em 1997. No ano passado, lançaram o sexto e último álbum, «言いたかねえけど目糞鼻糞», através da XXX Records. Ao lado de bandas como G.I.S.M. e S.O.B., os GAUZE foram parte integrante da cena punk hardcore japonesa e ajudaram a popularizar esse som regional fora de portas. Durante a sua famosa digressão norte-americana de 1996, actuaram no 924 Gilman, em Berkeley, na Califórnia, e no Fireside Bowl, em Chicago, no Illinois. «ちょっとの雨ならがまん (デジタルリマスター版)», um documentário de Junji Yasuda sobre a aurora da cena punk hardcore japonesa, foi remasterizado digitalmente em 2018.