Dado o estatuto gigantesco que alguns músicos atingem, às vezes é difícil pensar que as maiores, mais respeitadas e bem sucedidas bandas já foram, um dia, tão desconhecidas como tantas outras. Após alguém ter feito o upload no YouTube há uns anos, começou a circular recentemente na internet um vídeo da primeira apresentação pública dos RAGE AGAINST THE MACHINE. Segundo a descrição, a primeira actuação do grupo formado por Zack De La Rocha, Tom Morello, Tim Commerford e Brad Wilk aconteceu então na Universidade Estadual da Califórnia, em Northridge, nos Estados Unidos, a 23 de Outubro de 1991 — há exactamente 29 anos.
Apesar da qualidade fraca da imagem — estávamos, afinal, no início da década de 90 e gravar um espectáculo em vídeo não era tão simples como hoje em dia –, dá para perceber que os quatro músicos já tinham a garra que os tornou famosos a nível mundial uns anos depois, com o alinhamento a incluir versões embrionárias de alguns dos temas que gravariam no ano seguinte para o seu álbum de estreia homónimo. Os destaques do vídeo, que podes ver no player em cima, incluem uma versão instrumental de «Killing In The Name» e, por volta dos 19 minutos e 32 minutos, um elemento do público a passar-se, literalmente, da cabeça.
Na semana passada, Zack De La Rocha apresentou-se com a dupla de hip-hop RUN THE JEWELS como parte de um evento de streaming organizado pela Adult Swim para aumentar a conscientização dos eleitores ns Estados Unidos. Recorde-se que os RAGE AGAINST THE MACHINE tinham marcado o seu regresso aos palcos o Verão de 2020, mas toda a digressão acabou por ser adiada devido à pandemia do novo Coronavírus. Entretanto todas as datas foram já remarcadas para 2021 e contarão com os já mencionados RUN THE JEWELS como “suporte”.
