REFORÇOS METÁLICOS: Vol. 11

HELLROAR
«Just Bang your Head»
[Slaughter Kommand Prods, 2017]


Numa edição de 40 cassetes, esta demo de estreia e até agora único lançamento dos colombianos Hellroar parece ter sido cuspida para o presente a partir dos primórdios dos anos 80. Tecnicamente podem ainda precisar de rodagem, e as notas da voz podem por vezes ser um pouco dissonantes, mas o espírito está todo lá. Isto é heavy metal com alma e individualidade. A produção é bastante fraca (o que reforça a impressão de estarmos a ouvir algo vindo do passado), mas assim que me deparei casualmente com o tema «Evil Has Returned» soube que seria impossível não incluir os Hellroar nesta rubrica. Aquelas guitarras e, sobretudo, a prestação metálica da vocalista Evil Force (que ainda por cima é um colírio para a vista) mostram aquilo que eu já reiteradamente sabia: há recônditos da América do Sul em que parece que os anos 90 nunca chegaram a aparecer. Aqui vos deixo «Evil Has Returned» ao vivo algures no outro lado do Atlântico… e do tempo!

SCUM LIQUOR
«Midnight Pleasures»
[Miasma Of Barbarity, 2019]

É um prazer verificar que cada vez mais tem havido lançamentos cá por Portugal que não resisto a trazer a esta rubrica… e mais estão na calha. Finalmente com o seu álbum de estreia, os Scum Liquor são criadores de um black rock / metal / punk bastante javardo mas muito bem tocado. A simplicidade musical é aparente; estamos perante óptimos instrumentistas e compositores. As letras versam a desgraça alcoólica, a vagabundagem e o não-conformismo, através da voz raivosa e rasgada de Neverendoom. Também não há como deixar de mencionar a opulenta e mamífera foto da capa (e a da parte de trás do CD… e a do interior do booklet). Um álbum de grande nível com o qual os Scum Liquor consolidam a sua posição como uma das bandas portuguesas actuais mais interessantes para os metálicos da velha guarda. Mal comparado (devido à individualidade dos Scum Liquor), fãs de Carnivore ou Gehennah têm aqui mais um nome a reter.

EXTORTION
«Sentence And Pleasure»
[Edição de autor, 2019]
O Chile é sempre um manancial de de excelente metal. Neste caso oferece-nos a demolidora demo de thrash metal da recente banda Extortion. Riffs verdadeiramente magníficos, uma voz do melhor que tenho ouvido, uma bateria técnica e ultra rápida, e guitarras como lâminas de precisão… ao princípio da primeira faixa já estava a abanar a cabeça como um possesso. Temos aqui uns breves três temas de thrash brutal, maníaco e infeccioso, muito próximo em espírito da letal e acutilante cena germânica dos anos 80. São um avanço mais que promissor para o álbum que os Extortion planeiam começar a gravar no fim do corrente ano. Para já, a banda abre a porta com este extraordinário trabalho de apresentação que recomendo a qualquer thrasher!