Revelada a lápide de L-G Petrov

Mesmo após a morte, um artista ainda pode ser motivo de notícias, e não necessariamente pela sua obra deixada. É o caso de L-G Petrov, falecido em Março passado aos 49 anos. Aquele que foi mais conhecido como icónico vocalista dos lendários ENTOMBED, mas também de outros grupos, incluindo os seminais NIHILIST e MORBID, viu recentemente a sua sepultura receber a lápide. Na placa, a própria imagem de Satanás. É uma referência ao disco dos ENTOMBED, «Morning Star», de 2001, onde se analisava a história de Lúcifer e a presença na mitologia cristã.

A imagem, inspirada na capa de um livro, pode iludir aqueles que passam rapidamente e julgam estar ali uma imagem da virgem Maria, quando na realidade ilustra Lúcifer, com a mão e dedos posicionados formando um par de cornos. O anúncio da lápide e sua colocação, foi feito por membros de FIRESPAWN, o seu último projecto antes de morrer. Petrov ingressou como vocalista principal neste super-grupo de death metal em que surgia ladeado por actuais e ex-membros dos NECROPHOBIC, UNLEASHED e DARK FUNERAL.

Lars-Göran Petrov, carinhosamente mais conhecido como L-G Petrov, nasceu a 17 de Fevereiro de 1972. Antes de integrar a famosa banda de death metal pela qual se tornaria mais conhecido, tocou bateria com os MORBID, que contavam com o vocalista dos MAYHEM, Per Yngve “Dead” Ohlin, na formação original. Petrov acabaria por ingressar nos NIHILIST em 1988, com a banda a mudar de nome para ENTOMBED logo no ano seguinte, mesmo a tempo de lançar o seu muito aplaudido disco de estreia, «Left Hand Path», em 1990. Poucos meses depois, é forçado a deixar a banda na sequência “um passe imprudente” em relação à namorada do baterista Nicke Andersson. Nesse período de afastamento, Petrov continuou activo no underground e gravou as linhas de voz para o álbum de estreia dos COMECON, «Megatrends In Brutality». Em 1992, acabaria por regressar aos ENTOMBED, gravando discos tão incontornáveis como «Wolverine Blues» ou «To Ride, Shoot Straight And Speak The Truth», e com os quais se manteve até 2014, ano em que criou ENTOMBED AD.