[RIP] Faleceu JEFF BECK, um dos melhores guitarristas de todos os tempos

Amplamente considerado um dos maiores guitarristas de todos os tempos e introduzido duas vezes no Rock And Roll Hall Of Fame, o lendário guitarrista Jeff Beck faleceu aos 78 anos após uma breve batalha contra a meningite bacteriana.É com profunda tristeza que partilhamos a notícia da morte do Jeff Beck. Após contrair repentinamente meningite bacteriana, faleceu pacificamente ontem. A família pede privacidade enquanto processa esta tremenda perda“, pode ler-se num breve comunicado, disponível em baixo. Ao longo dos anos, o currículo de Beck incluiu uma passagem pelos THE YARDBIRDS, uma impressionante e influente carreira a solo e um prokecto de curta duração com o baixista Tim Bogert e o baterista Carmine Appice, chamado BECK, BOGERT & APPICE. Uma das últimas aparições de Beck foi no álbum «Patient Number 9», de OZZY OSBOURNE, onde tocou no tema-título e «A Thousand Shades».

Nascido a 24 de junho de 1944 em Wallington, em Inglaterra, JEFF BECK aprendeu a tocar guitarra quando ainda era adolescente e juntou-se a várias bandas enquanto estudava no Wimbledon College Of Art. Em 1965, teve sua grande oportunidade quando o seu amigo Jimmy Page sugeriu que os YARDBIRDS o recrutassem para suceder Eric Clapton como guitarrista principal da banda. Passou pouco mais de um ano e meio a tocar com o grupo, contribuindo só para o álbum «Roger The Engineer», de 1966, e embora a banda tenha tido muito sucesso durante esse período, Beck foi demitido durante uma digressão nos Estados Unidos — alegadamente por desaparecer com frequência e por entrar em desacordo com os outros membros do grupo por causa de seu perfeccionismo e temperamento explosivo. Pouco tempo depois, formou o JEFF BECK GROUP, que inicialmente contava com Rod Stewart na voz, Ronnie Wood no baixo, Nicky Hopkins no piano e Aynsley Dunbar na bateria. Muito populares ao vivo, lançaram apenas dois álbuns, «Truth» (editado sob o nome de Beck) e «Beck-Ola», antes de se separarem em 1969. Simultaneamente, o músico estava a ser considerado para duas bandas de alto perfil. Na sua biografia, Nick Mason revelou que, em 1967, os PINK FLOYD queriam recrutá-lo para substituir Syd Barrett, mas ninguém “teve coragem de lhe pedir“; enquanto isso, os ROLLING STONES abordaram-nopara se juntar ao grupo após a morte de Brian Jones.

Depois de recuperar de um acidente de viação, Beck começou a década de 70 a ressuscitar o THE JEFF BECK GROUP, desta vez recrutando o vocalista Alex Ligertwood, o teclista Max Middleton, o baterista Cozy Powell, o baixista Clive Chaman e o guitarrista Bobby Tench. Esta iteração da banda gravou dois álbuns: «Rough And Ready» e «Jeff Beck Group», com o grupo a dissolver-se mais uma vez pouco tempo após a edição deste último. Em seguida, o guitarrista juntou-se a Tim Bogert e Carmine Appice, ambos ex-CACTUS, para formar o power trio BECK, BOGERT & APPICE. A banda lançou um álbum homónimo e tocou ao vivo extensivamente antes de se separar em 1974. Nesse mesmo ano, foi editado um álbum solo intitulado «Blow By Blow», que alcançou a quarta posição na Billboard 200 e foi certificado como platina, permanecendo como o seu registo de maior sucesso até hoje. Durante os anos seguintes, continuou um percurso exemplar com uma série de discos de sucesso, entre os quais se contam «There & Back», «Jeff Beck’s Guitar Shop», «Who Else!», «You Had It Coming», «Jeff» e «Emotion & Commotion». Entre 1985 e 2010, ganhou um total de oito Grammys. «Loud Hailer», de 2016, foi o último álbum de estúdio creditado exclusivamente a Beck.