SYSTEM OF A DOWN: Explicam o regresso com música nova

Os SYSTEM OF A DOWN surpreenderam toda a gente na semana passada com o lançamento de duas canções, que são a primeira música nova que mostram em quinze anos. «Protect The Land» e «Genocidal Humanoidz» foram lançandas como uma forma de chamar a atenção para a “grave guerra que está a ser perpetrada nas nossas pátrias culturais de Artsakh e da Arménia” pelo Azerbaijão e pela Turquia, de acordo com um comunicado da banda. “A hora de fazer isto é agora, já que, juntos, nós os quatro temos algo extremamente importante a dizer como uma voz unificada”, explicam os músicos. “Estas duas canções, «Protect The Land» e «Genocidal Humanoidz», falam de uma guerra terrível e séria, que está a ser perpetrada nas nossas pátrias culturais de Artsakh e da Arménia“. Ambas foram produzidas pelo guitarrista/vocalista Daron Malakian, que também escreveu a música e as letras, e estão disponíveis para streaming e para compra no Bandcamp, com os lucros a reverterem para o Armenian Fund.

Numa entrevista com Araksya Karapetyan, do FOX 11, o baixista dos SYSTEM OF A DOWN, Shavo Odadjian explicou que a ideia ganhou vida rapidamente a partir de uma mensagem de texto enviada pelo baterista John Dolmayan para os seus colegas de grupo. “Ele disse-nos que tínhamos de deixar tudo para trás e fazer algo”, disse Shavo (vídeo disponível em baixo). “Nós temos de fazer parte disto. Temos de ajudar como pudermos. Isto, isto é maior que nós, maior que as nossas emoções, maior que os nossos sentimentos, maior que os nossos egos. Vamos. De seguida, o Daron respondeu a dizer que tinha algo que nos podia economizar tempo“.

Em duas semanas, Malakian, Odadjian, Dolmayan e Serj Tankian conseguiram completar as duas canções e um vídeo-clip, que pode ser visto em cima.Nós estivemos juntos, fizemos digressões juntos, fizemos concertos juntos, saímos juntos, fomos almoçar, jantar“, continua Shavo. “Somos amigos, percebem o que quero dizer? Somos todos amigos. A única coisa é que não temos estado lá juntos criativamente. Portanto, quando chegámos ao estúdio, a princípio a tensão estava um bocado alta, porque não sabíamos bem como as coisas iam ser, mas cinco minutos depois, estávamos a conversar, a rir, a falar sobre a música, como seria, como vamos ajudar e o que isso vai fazer pelo nosso povo“.

Descentes arménios, os elementos dos SYSTEM OF A DOWN sempre demonstraram um apego às suas raízes e, nos últimos anos, o país tem sido devastado por um conflito armado que se tem agravado de forma substancial nestes últimos meses. O lançamento de  «Protect The Land» e «Genocidal Humanoidz» foi inspirado pelo conflito entre o Azerbaijão e a Arménia, especificamente pela guerra Nagorno-Karabakh, que começou a 27 de Setembro. Desde 1991 que a tensão no território começou a aumentar, quando as forças militares da Arménia assumiram o controlo de Nagorno-Karabakh, reclamando para si o território ocupado pelo Azerbaijão com o apoio turco.