AT THE DRIVE-IN

THE MARS VOLTA: Novo álbum anunciado, mais um single disponível [estreia]

Nascidos dos resquícios dos AT THE DRIVE-IN, em 2001, os THE MARS VOLTA gravaram seis álbuns. A boa recepção a «De-Loused in the Comatorium», editado em 2003, culminou no sucesso da banda. Já em 2009, «Wax Simulacra» ganha um Grammy para Melhor Performance Hard Rock e, depois do lançamento de «Noctourniquet» acabam por surgir os conflitos e o consequente fim da banda. Foi em 2013 que Omar Rodriguez-Lopez decidiu fundar um novo – os BOSNIAN RAIBOWS. Isso fez estalar o verniz entre Omar e o companheiro Cedric Bixler-Zavala. Este último decidiu mesmo anunciar o final dos THE MARS VOLTA através de uma declaração no seu Twitter, na qual acusava Omar de falta de compromisso: “É suposto ser uma dona de casa do prog que vê o seu parceiro ir ‘dar umas’ com outras bandas e não me importar?“. No entanto, os músicos pacificaram a sua relação logo no ano seguinte, quando Bixler-Zvala e Rodriguez-Lopez voltaram a reunir-se juntamente com o baterista David Elitch no projecto ANTEMASQUE. Depois focaram-se no regresso dos AT THE DRIVE-IN e, em 2021, assinalaram o regresso dos THE MARS VOLTA, através da reedição de todo o catálogo discográfico da banda na colecção «La Realidad De Los Sueños». Para aqueles que ansiavam por material original, foi logo prometido que isso sucederia em breve.

Após o lançamento de dois novos singles, chegou a vez de revelar todos os detalhes em torno do sétimo álbum dos THE MARS VOLTA, o registo homónimo previsto para 16 de Setembro, e de mais um single com direito a vídeo-clip, «Vigil», que já podes ver no player em cima. Cedric Bixler-Zavala exorta: “E os obituários esperam por um nome perfeito. De acordo com a comunicação da banda, o novo álbum desafia corajosamente tudo o que se pensava saber sobre a banda, apresentando a sua música mais excitante, mais acessível e mais sofisticada até hoje. Além disso, o disco está agora disponível para pré-encomenda digital e física. Digitalmente, o álbum estará disponível em Dolby Atmos e áudio espacial e fisicamente em CD e vinil, também com uma versão exclusiva e cinética Clouds Hill. Uma capa especial, dourada, com arte em relevo, estará disponível em LP, CD e cassete. O novo álbum mexe com algumas tradições de longa data dos THE MARS VOLTA, com apenas duas faixas a ultrapassarem os quatro minutos de duração e os vertiginosos e abrasivos estilismos prog ausentes. «The Mars Volta» pulsa com brilho subtil, ritmos caribenhos que sustentam canções sofisticadas e turbulentas. Este disco mostra o guitarrista/compositor Omar Rodríguez-López e o cantor/letrista Cedric Bixler-Zavala no seu estado mais maduro, conciso e focado. O seu som e fúria canalizados para grande efeito.

Blacklight Shine; 02. Graveyard Love; 03. Shore Story; 04. Blank Condolences; 05. Vigil; 06. Qué Dios Te Maldiga Mí Corazón; 07. Cerulea; 08. Flash Burns From Flashbacks; 09. Palm Full Of Crux; 10. No Case Gain; 11. Tourmaline; 12. Equus 3; 13. Collapsible Shoulders; 14. The Requisition

[via ROMA INVERSA]