THOU: 4 X 1

Passaram-se uns anos desde que os THOU lançaram música nova, mas já se sabe que quando isso acontece, e quando se decidem a fazê-lo, estes norte-americanos costumam gerar um proverbial dilúvio de música nova. Para acompanhar os álbuns completos, há sempre um EP a servir de acompanhamento, um qualquer split (já os fizeram com os Moloch, os Salome, os Kowloon Walled City), colaborações (com os The Body) ou até algumas versões de temas dos 90s.

Desta vez surpreenderam tudo e todos depois de um longo período de silêncio editorial, com o lançamento surpresa do EP «The House Primordial» a meio do mês passado. Apresentando alguma da música mais ruidosa que fizeram fora das colaborações com os The Body, os dez temas apresentaram uns THOU mais atmosféricos que nunca. O que não sabíamos na altura é que esse seria “apenas” um dos três EPs que vão lançar antes do próximo álbum completo.

Melhor ainda, estes não são EPs como os conhecemos habitualmente — além da duração longa, cada um embarca por um estilo distinto e a banda diz que todas essas abordagens vão fazer parte do próximo longa-duração. «Magus», é assim que se chama o álbum, vai ser editado a 31 de Agosto via Sacred Bones. «The Changeling Prince», o primeiro single, mostra como três estilos distintos se misturam no som actual da banda de Baton Rouge, Louisiana.

Quais são, então, os outros dois estilos explorados por Brian Funck e companhia? O segundo EP, que tem o animador título de «Inconsolable», foi lançado na semana passada através da Community Records e apresenta um contraste radical quando comparado com o lançamento que o antecedeu. Aqui a barulheira abrasiva do «The House Primordial» transforma-se em música tranquilas de todos os tempos, assente em guitarras acústicas, vozes limpas e uma dose considerável de afinidade com a folk e o slowcore/folk.

«Rhea Sylvia», o terceiro dos EPs, vai ser editado pela Deathwish Inc. a 27 de julho e consta que mostrará a banda a concentrar-se no seu lado grunge. O que não de estranhar, uma vez que sempre gostaram de fazer versões dos Nirvana. O primeiro single, «The Only Law», também já está disponível para audição.