TOOL: A LUDIBRIAR FÃS DESDE 1990

Ontem, 1 de Abril, o Dia das Mentiras, foi daqueles ricos em peripécias online — e houve músicos que não conseguiram conter e decidiram trocar as voltas aos fãs. A destacar-se da competição temos os TOOL que, cientes da curiosidade que rodeia o eternamente adiado sucessor de «10,000 Days», decidiram presentear os seus seguidores com música nova. Só que não.

Há quase um mês, o processo de masterização do novo álbum dos TOOL estava oficialmente em andamento. Alguns dias depois, a banda anunciou uma digressão pelos Estados Unidos, alimentando as esperanças em relação ao novo álbum. Por seu lado, Kirk Hammett, o guitarrista dos METALLICA, afirmou estar “por dentro” do processo de criação da arte do álbum. Será que o disco estava, efectivamente, cada vez mais perto de concluído?

Divulgada ontem, no que seria supostamente a primeira música nova que lhes íamos ouvir em muito, mesmo muito, tempo chama-se «Sounds Of Night Crickets» e consiste exactamente nisso mesmo que estão a pensar: o som de grilos a cantar à noite. Ou melhor, uns épicos 37 minutos de nada. A maioria dos fãs assumiu, naturalmente, que se tratava de uma canção nova e as reacções não se fizeram esperar.

Os TOOL não são propriamente novatos nestas andanças, sendo que, há dois anos atrás, Um par de anos atrás, aproveitaram a mesma data para alegar que o ex-vocalista dos VAN HALEN, Sammy Hagar, ia assumir a posição de Maynard James Keenan atrás do microfone. “Num esforço para levar as coisas para a frente no que parece ser um processo de composição sem fim, o Maynard James Keenan pediu a ajuda de Sammy Hagar para o substituir temporariamente como vocalista do internacionalmente reconhecido monster truck lento de rock, Tool“, podia ler-se no comunicado divulgado em 2017.

Como noticiado anteriormente, os TOOL deverão lançar ainda este ano o seu há muito aguardado sexto registo de longa-duração. Entretanto, a banda californiana vai actuar na Altice Arena, em Lisboa, no dia 2 de Julho. Os ingressos para o espectáculo já estão esgotados.