TOOL: Revelada versão instrumental de «Ænema» [vídeo]

Em Novembro de 2019, os alunos do Berklee College of Music presenteados com aquela que foi, provavelmente, a aula mais cool das suas vidas, quando Danny Carey e Justin Chancellor, o baterista e o baixista dos TOOL, subiram a um pequeno palco para interpretar uma versão instrumental de «Ænema», o tema-título do álbum «Ænima», de 1996. Observando com atenção as imagens, disponíveis agora no player em cima, a satisfação dos presentes por estarem frente a dois dos melhores músicos do rock moderno a fazer uma demonstração única do seu trabalho é quase palpável.

Recorde-se que, no ano passado, Carey afirmou que esperava que os TOOL pudessem lançar um EP durante a quarentena.Os TOOL não têm estado a ensaiar“, explicou o baterista a cEvin Key, dos SKINNY PUPPY. “Agora parece que esta situação se pode estender pelo resto do ano, portanto temos de levantar a cabeça e começar a funcionar — talvez lançar outro EP, pelo menos, ou algo desse género. Desde o nosso primeiro lançamento — que foi um EP — nunca mais fizemos nada assim, por isso acho que seria fixe se o fizéssemos.” Como sabemos, o lockdown já lá vai e, até ao momento, não houve mais qualquer movimentação em relação a um possível novo lançamento da banda californiana. «Fear Inoculum», o mais recente álbum dos TOOL, foi editado em Agosto de 2019.

MAYNARD JAMES KEENAN, por seu lado, fez recentemente uma actualização bastante positiva em relação ao seu estado de saúde após ter contraído o novo Coronavírus duas vezes durante o ano passado. Em declarações ao site Heavy Consequenceo cantor norte-americano diz que “está tudo na maior” no que respeito à sua saúde, e que não está “ciente” de nenhum potencial “efeito prolongado” da doença. Esta é, claro, uma óptima notícia, especialmente se tivermos em conta que Maynard revelou anteriormente que, durante meses, lidou com danos nos pulmões após ter sido contagiado pela primeira vez. Keenan contraiu a COVID-19 pela primeira vez em Fevereiro de 2020, durante uma digressão com os TOOL pela Austrália e pela Nova Zelândia. Meses depois, ainda estava a lidar com os efeitos residuais, incluindo danos nos pulmões e ataques diários de tosse.