TRIBULATION: Jonathan Húlten abandona

Os suecos TRIBULATION vão lançar o seu novo álbum, intitulado «Where The Gloom Becomes Sound», a 29 de Janeiro através da Metal Blade Records na América do Norte e da Century Media Records no resto do mundo. Hoje, sem que nada o fizesse prever, anunciaram da saída de um dos seus principais compositores, o guitarrista Jonathan Húlten, que é também uma das caras mais conhecida da banda de Arvika, e a sua substituição por Joseph Tholl, que já passou por grupos como ENFORCER, BLACK TRIP e HAZARD, entre outros, e que actualmente está activo também com os VOJD. Podes ler o comunicado, assinado pela banda, por Húlten e Tholl, em baixo.

Após 16 anos de partilha e cooperação criativa, expressiva, artística e espiritual, o Jonathan decidiu deixar a banda para seguir o que quer que a vida lhe tenha reservado para o futuro“, declara a banda.Sabemos que tudo o que ele decidir fazer no futuro, fará da mesma forma sincera, envolvente e meticulosa com que enfrentou as provações e as tribulações que são os Tribulation, desejamos-lhe muita sorte nesses empreendimentos“. O guitarrista, que lançou recentemente o seu álbum de estreia a solo, «Chants From Another Place», explica que este ano deixou “mais claro do que nunca que, antes de mais nada, devo seguir o meu coração e não a mente — mesmo que isso signifique afastar-me de muitas coisas que amo fazer e das pessoas que amo.” O músico reitera desejos de sorte para os seus ex-companheiros, dizendo que está “ansioso para vê-los continuar a aventura no navio que são os Tribulation“.

Os TRIBULATION entraram no Studio Ryssviken, de Linus Björklund, em Abril de 2020 e sairam quase dois meses depois. O grupo, Adam Zaars e Jonathan HulténJohannes Andersson na voz e no baixo e Oscar Leander na bateria, usou os primeiros dez dias do seu tempo de estúdio para ensaiar. Depois, com a ajuda do co-produtor Jamie Elton, começaram então a martelar os rudimentos do processo de gravação. Elton, que também é o técnico de som da banda ao vivo, assumiu as rédeas de Martin Ehrencrona, que dirigiu as sessões de gravação de «Down Below», em 2018, criando, segundo comunicado de imprensa, “uma produção bem equipada, que é luxuosamente sombria e convidativa em termos sonoros.” 

O material que compõe «Where The Gloom Becomes Sound» foi depois dado ao produtor Tom Dalgety (conhecido pela sua associação aos GHOST e RAMMSTEIN), que misturou o material no Psalm Studios. Por fim, o Magnus Lindberg, dos CULT OF LUNA, tratou da masterização nos Redmount Studios, em Estocolmo. Recentemente, os TRIBULATION — que passaram pela Saja Tejo, da Altice Arena, em Lisboa ao lado dos conterrâneos GHOST em Dezembro de 2019 — “libertaram” o primeiro single de avanço para o seu novo álbum. O vídeo-clip de «Leviathans», que foi produzido por Ulf Lundén e pode ser visto no player em cima, é descrito pela banda como “o primeiro pedaço da paisagem sonora sombria que é o nosso novo álbum“.