TRISTANIA: O fim, depois de 26 anos de carreira

Notícias tristes para uma das bandas mais emblemáticas do gothic metal – os TRISTANIA anunciaram o fim do seu percurso, depois de 26 anos de actividade. O seguinte comunicado foi publicado nas redes sociais dos noruegueses:

“Depois de 26 anos na cena metal internacional, os membros dos Tristania tomaram esta semana a pesada decisão de ficar por aqui. Isto significa que planos futuros, incluindo a digressão agendada para a América Latina em Dezembro, foram cancelados. Lutámos ao longo de anos verdadeiramente desafiantes, como o resto do mundo, e estávamos ansiosos por finalmente olhar para o futuro, com a digressão da América Latina a ser o próximo grande acontecimento para nós. Na passada semana, vieram as notícias de uma condição médica séria de um familiar próximo de alguém da banda, o que vai fazer impossível cumprir os planos tanto de curto como de longo prazo que tínhamos. Foi um choque para nós e lamentamos verdadeiramente partilhar estas notícias. Os Tristania são uma banda que nunca fez compromissos com a sua arte, e nunca foi opção para nós apresentar algo que não fosse 100% aos nossos fãs e seguidores. O timing de tudo isto não poderia ser pior, e é especialmente triste para nós não podermos reencontrar os nossos amigos na América Latina novamente. Sempre tivemos uma relação especial com os nossos fãs dessa região. As nossas sinceras desculpas a todos os que serão afectados pela nossa decisão.

Queremos agracecer a todos os que trabalharam connosco durante quase três décadas de escrita de música, gravações, lançamentos e digressões, mas gostaríamos especialmente de dar um obrigado extra-sentido à Continental Concerts, que nos apoiou em bons e maus momentos ao longo de parte significativa da carreira da banda. Por último, mas não menos importante, gostaríamos de agradecer aos nossos leais fãs ao redor do mundo pelas experiências incríveis ao longo dos anos. Sem vocês, não teríamos tido a inspiração de continuar por tantos anos. Foram 26 anos bem preenchidos. Agora, vamos estimar as memórias.

«Darkest White», de 2013, ficará assim como o último álbum dos Tristania, ano em que também visitaram Lisboa e Porto pela primeira e única vez. Apesar da falta de actividade discográfica, a banda norueguesa foi tendo algumas aparições pontuais ao vivo nos últimos anos, sendo que a tal digressão na América Latina estava a ser vista como um grande regresso às actuações regulares. Assim, fica o concerto no 70000 Tons Of Metal de 2019 como o derradeiro dado pelo conjunto onde já pontificavam apenas dois membros originais, o guitarrista/vocalista Anders Høyvik Hidle e o teclista Einar Moen.