UNDER THE DOOM: antevisão do segundo dia

É já na próxima 6.ª feira, dia 7 de Dezembro, que o festival UNDER THE DOOM iniciará a sua sexta edição, no LAV – Lisboa Ao Vivo. O certame prossegue Sábado adentro, e no segundo dia, esperam-nos mais seis bandas, com um “duelo” Portugal-Islândia extremamente interessante como destaque. Lê até ao fim, e habilita-te a ganhar uma entrada grátis para este dia!

COLLAPSE OF LIGHT
(Portugal)

Não se pode dizer que seja um novo nome na cena do doom nacional, mas a verdade é que só este ano é que os Collapse Of Light finalmente cristalizaram todo o seu talento num álbum longa-duração, o magnífico «Each Failing Step», que como bem se lembram acompanhámos ao longo da sua gravação e edição na edição impressa da LOUD!. Com algumas figuras bem conhecidas na sua formação, como são o vocalista Carlos D’Agua (Evisceration, Before The Rain, Sculpture) ou o guitarrista Carlos Monteiro (Ethereal, Needless God, e também Sculpture e Before The Rain), fica também a curiosidade de rever a vocalista finlandesa Natalie Koskinen (Shape Of Despair), agora inserida num contexto “nacional”.

KONTINUUM
(Islândia)

A primeira de duas bandas islandesas da noite de Sábado do Under The Doom, e apesar de ser a menos conhecida das duas, não deixará certamente de provocar algum impacto. O seu rock elegante, escuro, progressivo e de peso substancial adapta-se ao ambiente de palco na perfeição, e com os temas do recente «No Need To Reason» (o terceiro álbum da banda, editado em Julho passado) prontos a enriquecer o setlist, o quinteto do país do gelo vai provocar um aumento de temperatura no LAV sem qualquer dúvida.

SINISTRO
(Portugal)

Já há pouco a acrescentar àquilo que os Sinistro significam actualmente para a música de peso portuguesa – provavelmente a banda nacional com maior impacto no estrangeiro dos últimos anos, têm feito do palco a sua casa, e a cada concerto parecem tornar-se mais viscerais e mais transcendentes. A vocalista Patrícia Andrade vai uma vez mais estar no olho do furacão com a sua performance estrondosa, enquanto o quinteto encerra o ano em que editou «Sangue Cássia» da melhor forma.

ANTIMATTER
(Inglaterra)

Já lá vão vinte anos desde que Mick Moss formou o projecto Antimatter, na altura na companhia do ex-Anathema Duncan Patterson. Desde a maravilhosa estreia com «Saviour», em 2001, até agora, parece que foi um saltinho, mas já lá vão sete álbuns da autoria do músico de Liverpool e do seu elenco acompanhante, o último dos quais, «Black Market Enlightenment», dá o mote à digressão europeia que termina precisamente neste segundo dia do Under The Doom. Atmosfera, melancolia e muita emoção é o que se espera dos Antimatter.

SHINING
(Suécia)

Já não é a primeira vez que Portugal recebe os Shining, e já toda a gente está avisada ao que vai – o frontman Niklas Kvarforth é toda uma figura, imprevisível e volátil como poucos, e é nele que se concentra tudo o que diz respeito a uma actuação dos Shining. Por todas as histórias e peripécias do personagem, a música propriamente dita da banda sueca tem sido de uma consistência e coerência notáveis, e o «X – Varg Utan Flock» deste ano foi mesmo um dos melhores de toda a carreira do quinteto. Esperemos o inesperado!

SÓLSTAFIR
(Islândia)

E no último lance, a Islândia faz o 2-2 “contra” Portugal. Só que neste caso, ao contrário do que aconteceria se de um jogo de futebol se tratasse, ninguém vai ficar chateado, bem pelo contrário. Os Sólstafir são, dentro do metal pelo menos, o nome mais aclamado daquele país que tanto tem dado à música pesada nos últimos anos, e justificadamente – cada álbum do quarteto nórdico de “cowboys do gelo” tem sido um verdadeiro acontecimento, repletos que estão de melodias inesquecíveis e atmosferas gélidas e acolhedoras ao mesmo tempo, e será certamente um momento de apoteose que se viverá quando encerrarem esta sexta edição do Under The Doom.

…e agora que já conhecemos melhor todas as bandas deste segundo dia, fica o repto – envia um email para geral@loudmagazine.net com o teu nome e nºBI/CC, com o assunto “Passatempo Under The Doom 2”, e diz-nos quais destas seis bandas é aquela que mais queres ver e porquê. Sortearemos um(a) felizardo(a) que terá uma entrada individual para este dia totalmente grátis. Toca a participar!

[PASSATEMPO ENCERRADO]
Vencedor: Francisco Gomes