WHY ANGELS FALL: «The Unveiling» para ouvir à borla [streaming]

Numa mistura de celebração de uma década sobre a edição original, a 8 de Março de 2010, e como forma de assinalar o actual momento de reclusão, os doomsters WHY ANGELS FALL, resolveram disponibilizar o seu álbum de estreia, «The Unveiling», “pela primeira vez em formato áudio lossless” e de forma gratuita. Recorde-se que o disco sucedeu ao EP «…To The Sun» de 2003 e à maqueta «Dikranon» de 2006. Esgotado há vários anos, o título que marcou a estreia dos lisboetas no formato de longa-duração, teve apenas edição em CD, dada a extensão dos temas contidos no alinhamento. À excepção dos vinte minutos de «The Unveiling, First Movement: The Enigma Of Creation» que abre o disco, as restantes faixas andam à volta da dezena de minutos cada. Observando que o trabalho cresceu a partir da banda-sonora de «Passion: Music For The Last Temptation Of The Christ», criada por Peter Gabriel para acompanhar o filme de Martin Scorsese baseado no romance teológico de Nikos Kazantzakis, faz todo o sentido ouvir o disco numa altura em que o mundo católico celebra a paixão e morte de Cristo. Se no trabalho sonoro de Peter Gabriel, tal como na obra dos WHY ANGELS FALL, se cruzavam sons de várias culturas dos dois lados do Mediterrâneo, também no momento deste lançamento se cruza o divino da data com o profano do momento que se atravessa.

Considerado por muitos como um ponto alto do doom nacional, foi revelado há pouco que a edição em vinil do mesmo teria inevitavelmente um preço muito elevado devido ao formato dos temas, que inviabiliza a sua edição. Fica, no entanto, a promessa de divulgação de outtakes e pdf com as letras. Nunca tendo sido escrita a suposta continuação deste disco, em que se descrevia uma viagem mística na busca do “Eu”, reflectindo um trilho bíblico, foi recentemente anunciado através do Facebook do colectivo que a banda não está activa. Para a história fica a formação do grupo, com Nero na voz, guitarra e sintetizadores, Rob6Bass no baixo, coros, cítara, Miguel Costa, sintetizadores e piano, Júlio Morais, bateria, e Paulo Basílio, guitarra e vozes.