slayer

UMA VIDA EM TONS DE SLAYER: «Hell Awaits» [16.09.1985]

Editado a 16 de Setembro de 1985, quase quatro décadas depois, o segundo álbum dos SLAYER continua a afirmar-se como um colosso de peso e agressão.

Continuando a nossa série retrospectiva das melhores memórias que os escribas da LOUD! têm com os SLAYER, eis que o Nelson Santos nos confessa a importância que o «Hell Awaits», editado a 16 de Setembro de 1985, teve na sua formação musical. Mesmo não sendo o seu favorito absoluto, foi a porta de entrada do Nelson (e de tantos outros, com muitos músicos) para as sonoridades mais extremas.

Não há porta mais deliciosamente escancarada que esta, realmente. Na altura, já tinha ‘descoberto’ os Iron Maiden e os Metallica, mas há sempre alguém que nos mostra algo mais pesado, do género – anda cá ouvir isto! – como pré-aviso para novo cataclismo sónico prestes a acontecer na vida de um puto“, escreve o “nosso” NS. “Foi há já quase trinta anos, em casa do amigo Nuno que, durante o riff que explode ao terceiro minuto da «Hell Awaits», tive aquela epifania que não me vai largar até ao túmulo, até que o inferno me aguarde: nunca tinha ouvido, até então, nada tão agressivo… tão infernal.

E depois a «Kill Again». E a «Necrophiliac». Termos como death metal e black metal não eram ainda sequer géneros musicais, apenas títulos. Muito partiu desta perfeita malvadez em estado primitivo, mas já com enorme capacidade do quarteto clássico. Não é o meu álbum preferido dos Slayer, mas é o rastilho de toda uma era extrema que estava a despontar“. Um colosso de peso e agressão, está mais que visto.

Os lendários SLAYER despediram-se dos fãs em Novembro de 2019, após mais de trinta anos de serviço prestado à música extrema. Desde que o quarteto protagonizou o seu último concerto, muitos têm sido os fãs a cogitar sobre um possível retorno. Pois bem, se fazes parte desse grupo de pessoas que sonha com uma regresso triunfal dos SLAYER, o melhor é tirares o cavalo da chuva, porque as hipóteses disso acontecer são minúsculas, para não dizer mesmo nulas.

O guitarrista Gary Holt, que faz parte dos EXODUS e integrou também os SLAYER durante aqueles que foram os últimos anos de existência do grupo, realizou recentemente uma clínica de guitarra na Pitbull Audio, em National City, na Califórnia. Durante o evento, o músico foi questionado novamente sobre um possível regresso dos autores de «Reign In Blood» ao activo e a sua resposta é um proverbial banho de água fria para os fãs mais optimistas.

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.