THE HALO EFFECT: Mostram dois temas inéditos ao vivo [vídeo]

Os THE HALO EFFECT, o novo projecto criado por cinco ex-elementos dos suecos IN FLAMES — os guitarristas Jesper Strömblad e Niclas Engelin, o baterista Daniel Svensson, o baixista Peter Iwers e o vocalista Mikael Stanne — estão a passar por um excelente momento após a edição do seu álbum de estreia e não parecem nada interessados em ficar sentados à sombra da bananeira. Vai daí, durante a sua recém-concluída digressão sueca de três datas, estrearam dois temas inéditos, intitulados «Become Surrender» e «The Defiant One», que podes escutar ali em baixo através de dois clips filmados por um fã presente nos espectáculos em Gotemburgo e Malmö, que aconteceram a 17 e 18 de Fevereiro, respectivamente. Segundo consta, os THE HALO EFFECT estão a planear entrar em estúdio ainda este ano para gravar um novo álbum. O próximo registo da banda sucede à muito aplaudida estreia «Days Of The Lost», que foi lançado a 12 de Agosto do ano passado e conseguiu o feito inédito de entrar directamente para a primeira posição da tabela de vendas na Suécia.

Recentemente, Mikael Stanne detalhou o processo de composição das músicas dos THE HALO EFFECT. “O Niclas começou a escrever alguns temas, baseando-se apenas no que tinha em mente e naquilo de que andava à procura“, explicou Stanne. “E eu senti imediatamente que estávamos no caminho certo. O resultado era super pesado, mas também era melódico, misturava todas aquelas coisas que crescemos a tentar fazer. Depois, o Jesper envolveu-se e começou a mudar um pouco a coisa e a adicionar outros sons. Os temas começaram a soar incríveis. Não é nada de novo, não é super diferente, mas ao mesmo tempo, também não vejo nenhum motivo para termos de inovar seja o que for. Decidimos concentrar-nos nas coisas que conhecemos bem e tentar recuperar o sentimento que tínhamos quando éramos miúdos“.

Membro fundador dos IN FLAMES e um dos pioneiros do som de Gotemburgo, Jesper Strömblad afastou-se do grupo em Fevereiro de 2010 e, há cinco anos, criticou os ex-companheiros, dizendo que são “um navio a naufragar”. Daniel Svensson, que ingressou no grupo em 1998, anunciou a saída em 2015 para se concentrar na sua vida familiar. Parte dos IN FLAMES desde 1997, Peter Iwers emitiu um comunicado em Novembro de 2016 a informar que tinha decidido abandonar a banda “para procurar outras opções de vida“, mas pouco tempo depois juntou-se aos CYHRA, projecto que contava com Jake E (ex-AMARANTHE) na voz e Strömblad. Em Maio de 2018, acabaria por deixar também esse colectivo. Niclas Engelin, por seu lado, juntou-se aos IN FLAMES em 2011 mas, apesar de nunca ter confirmado oficialmente o abandono, não participou nas digresões que os músicos fizeram durante os últimos dois anos e meio.  Mikael Stanne, por seu lado, tornou-se famoso como frontman dos DARK TRANQUILLITY, cantou no álbum de estreia dos IN FLAMES, «Lunar Strain», de 1994, sendo prontamente substituído por Fridén.