THE HALO EFFECT: Novo single, «Path Of Fierce Resistance», já disponível para audição [estreia]

Os THE HALO EFFECT, projecto que conta na formação com cinco ex-membros dos IN FLAMESJesper Strömblad e Niclas Engelin nas guitarras, Daniel Svensson na bateria, Peter Iwers no baixo e Mikael Stanne na voz — lançou um vídeo-clip para «Path Of Fierce Resistance». O tema, lançado anteriormente apenas como bónus da edição japonesa do álbum de estreia do quinteto, «Days Of The Lost», fica assim finalmente disponível no resto do mundo, antes que os músicos embarquem na sua primeira digressão nos Estados Unidos e voltem ao estúdio para trabalhar no próximo álbum completo. Além disso, como podes conferir em baixo, a banda também lançou recentemente um documentário oficial sobre a produção de «Days Of The Lost», que foi editado em Agosto de 2022 via Nuclear Blast. “«Path Of Fierce Resistance» é uma canção que escrevemos para o «Days Of The Lost», mas que só apareceu na edição japonesa. Tê-la aqui para todos a possam ouvir é fantástico“, comenta Stanne. “O novo álbum já está em andamento e estamos muito empolgados com o que andamos a fazer, por isso considerem esta estreia como algo para vos manter ocupados até revelarmos o que está para vir.

Nada interessados em perder tempo, os THE HALO EFFECT estrearam dois temas inéditos, intitulados «Become Surrender» e «The Defiant One», durante os espectáculos em Gotemburgo e Malmö, que aconteceram a 17 e 18 de Fevereiro, respectivamente. Segundo consta, os THE HALO EFFECT estão a planear entrar em estúdio ainda este ano para gravar um novo álbum. O próximo registo da banda sucede à muito aplaudida estreia «Days Of The Lost», que foi lançado a 12 de Agosto do ano passado e conseguiu o feito inédito de entrar directamente para a primeira posição da tabela de vendas na Suécia. Recentemente, Mikael Stanne detalhou o processo de composição das músicas dos THE HALO EFFECT. “O Niclas começou a escrever alguns temas, baseando-se apenas no que tinha em mente e naquilo de que andava à procura“, explicou Stanne. “E eu senti imediatamente que estávamos no caminho certo. O resultado era super pesado, mas também era melódico, misturava todas aquelas coisas que crescemos a tentar fazer. Depois, o Jesper envolveu-se e começou a mudar um pouco a coisa e a adicionar outros sons. Os temas começaram a soar incríveis. Não é nada de novo, não é super diferente, mas ao mesmo tempo, também não vejo nenhum motivo para termos de inovar seja o que for. Decidimos concentrar-nos nas coisas que conhecemos bem e tentar recuperar o sentimento que tínhamos quando éramos miúdos“.

Membro fundador dos IN FLAMES e um dos pioneiros do som de Gotemburgo, Jesper Strömblad afastou-se do grupo em Fevereiro de 2010 e, há cinco anos, criticou os ex-companheiros, dizendo que são “um navio a naufragar”. Daniel Svensson, que ingressou no grupo em 1998, anunciou a saída em 2015 para se concentrar na sua vida familiar. Parte dos IN FLAMES desde 1997, Peter Iwers emitiu um comunicado em Novembro de 2016 a informar que tinha decidido abandonar a banda “para procurar outras opções de vida“, mas pouco tempo depois juntou-se aos CYHRA, projecto que contava com Jake E (ex-AMARANTHE) na voz e Strömblad. Em Maio de 2018, acabaria por deixar também esse colectivo. Niclas Engelin, por seu lado, juntou-se aos IN FLAMES em 2011 mas, apesar de nunca ter confirmado oficialmente o abandono, não participou nas digresões que os músicos fizeram durante os últimos dois anos e meio.  Mikael Stanne, por seu lado, tornou-se famoso como frontman dos DARK TRANQUILLITY, cantou no álbum de estreia dos IN FLAMES, «Lunar Strain», de 1994, sendo prontamente substituído por Fridén.